Densitometria óssea é um exame que utiliza Raio X para medir a densidade óssea, isto é, a quantidade de matriz óssea que compõe o esqueleto do paciente.
Segundo sociedades nacionais e internacionais, preconiza-se que o exame seja feito em todas as mulheres com idade maior ou igual a 65 anos e homens com idade maior ou igual a 75 anos.
Pacientes com idades inferiores também possuem indicações em situações especiais, principalmente na transição menopausal ou em casos de doenças ou uso de medicamentos que favoreçam o a perda da massa óssea.
O exame é realizado em aparelho específico, de maneira simples, rápida e indolor, sem grandes riscos a saúde do paciente.
Osteopenia e osteoporose são graduações diferentes e progressivas para a perda de massa óssea de um paciente.
Os valores obtidos no exame de densitometria são comparados com valores considerados normais para o sexo e idade do paciente, e alterações nos mesmos indicam osteopenia ou osteoporose.
Os resultados devem ser associados com dados clínicos e laboratoriais, e o tratamento ou prevenção quando necessários, são indicados pelo médico assistente.
Além da avaliação da densidade óssea, alguns aparelhos de densitometria permitem avaliar os tecidos que compõem o organismo do paciente: osso, massa/tecido gorduroso e massa/tecido magro.
Através do método DXA estabelecemos com precisão a porcentagem de gordura no corpo todo ou em algumas regiões específicas, bem como o tipo de distribuição que ela apresenta.
Com estes dados, médicos e profissionais de saúde, podem avaliar, prevenir e tratar, o acúmulo anormal de gordura, especialmente em regiões que predispõem a doenças cardiovasculares.
Estas medidas também são bastante utilizadas em medicina esportiva para avaliar o biotipo e tipo de treinamento que os atletas amadores ou profissionais precisam adotar.
A empresa Radiologista Online apresenta em seu corpo clínico radiologistas experientes e acustamados com estes tipos de exames.
Independente da indicação clínica, após o envio do exame, os laudos são emitidos e disponibilizados na internet em poucas horas.
Os laudos seguem todas as orientações das Sociedades Nacionais e Internacionais de Densitometria Clínica, expondo de maneira clara a condição do paciente.