Mamografia é um exame que utiliza Raio X para avaliar os tecidos que compõem a mama feminina ou masculina.
O método avalia as mamas em diferentes posições, permitindo que lesões muito pequenas e imperceptíveis ao exame físico sejam diagnósticas precocemente.
O câncer de mama é uma das principais causas de morte nas mulheres no Brasil e no mundo, atingindo letalmente cerca de 3% da população feminina.
Baseados nos altos índice de mortalidade e morbidade que esta doença apresenta, as Sociedades Internacionais e Nacionais de Mastologia indicam que este exame seja feito periodicamente nas mulheres.
No Brasil, o Ministério da Saúde preconiza que os exames sejam feitos a cada dois anos em todas as mulheres acima de 50 anos. Pacientes com fatores de risco aumentados para a doença, ou segundo orientações dos médicos assistentes, podem realizar estes exames com idades menores e maior frequência.
BI-RADS é a sigla de um sistema criado pelo Colégio Americano de Radiologia para padronizar a descrição e classificação dos achados anormais em exames de Mamografia, Ultrassonografia ou Ressonância Magnética Mamária.
O método, que se baseia em inúmeros dados clínicos, é mundialmente aceito e utilizado, facilitando a compreensão dos laudos e tratamento dos pacientes.
A edição utilizada atualmente divide os resultados em 7 categorias, variando de exames normais até aqueles que possuem lesões altamente suspeitas ou já diagnósticas por outros métodos.
Além da classificação do exame, este método costuma orientar o médico assistente quanto ao tipo de acompanhamento ou complementação diagnóstica que o paciente deverá ser submetido.
SISMAMA é a sigla de Sistema Informatizado sobre Mama, criado no Brasil pelo Ministério da Saúde com o auxílio do INCA, que tem como principal objetivo coletar, armazenar e avaliar todos os resultados de mamografias realizados no SUS, permitindo estabelecer programas de prevenção e tratamento ao câncer de mama de acordo com a realidade brasileira.
O médico solicitante, a clínica radiológica e o médico radiologista, acessam o programa na internet e fornecem os dados sobre cada etapa da avaliação do paciente.
O laudo radiológico neste sistema é esquemático e apresenta algumas diferenças da nomenclatura utilizada pelo BI-RADS, mas de maneira geral, segue os mesmos conceitos e orientações.
A empresa Radiologista Online conta com radiologistas com grande experiência em mamografias, emitindo laudos baseados no BI-RADS ou no SISMAMA, de acordo com as necessidades dos clientes.
Os radiologistas apresentam toda a documentação necessária para o cadastro do médico no SISMAMA, etapa requerida em cada clínica radiológica que realiza mamografias em pacientes do SUS.
Os laudos são emitidos em poucas horas após o envio da imagem, independente do padrão necessário.
Todos os laudos podem ser acessados na internet através de nosso sistema próprio de cadastramento do paciente, com assinatura digital e logotipo da clínica.